Você gostaria que a disciplina "INFORMÁTICA" fizesse parte da Grade Curricular de sua Escola?

O Orkut deve ser liberado para que todos possam acessá-lo aqui da escola?

terça-feira, 8 de julho de 2008

TRABALHO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Desde que comecei o projeto de Informática, com os alunos do 3º turno, tenho tentado criar algo novo e que chame verdadeiramente a atenção desses alunos. Tenho trocado muitas idéias com vários professores e conseguimos desenvolver alguns trabalhos. O prof. Carlos (Biologia) e eu divulgamos o trabalho de Recuperação de Biologia através da internet e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma outra maneira (além de livros, jornais, revistas...) de ter acesso às informações.

Durante as várias conversas que tive com o prof. João (História) descobrimos um assunto (dentre vários) de interesse comum e construímos uma proposta de trabalho que, creio eu, irá modificar radicalmente a maneira como nossos alunos fazem seus trabalhos/pesquisas.

A idéia é a seguinte: depois de ler vários artigos sobre webquest, decidi criar o meu próprio estilo. Sem ficar presa (longe de mim criticar o trabalho do professor Bernie Dodge) aos quatro passos inciais do método (leia o método webquest) criei a minha própria metodologia. Selecionei alguns textos da internet, resumi-os extraindo deles os pontos que julguei mais interessantes, publiquei-os e divulguei os seus endereços na web.

Proporemos (eu e o prof. João) aos alunos algumas questões relevantes e encaminharemos um roteiro para uma pesquisa. A idéia é que eles utilizem esses textos como fonte de pesquisa e produzam suas respostas às questões do trabalho.

Como detonador desse projeto, usaremos a imagem (sabemos que imagens valem mais que mil palavras) do professor João e um texto de sua autoria denominado "RACISMO, PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA". Esse texto será divulgado, com antecedência, através desse blog.

Vejam os textos que produzimos:

Texto 1 - Dignidade e Cidadania no esporte
Texto 2 -Futebol/Discriminação - Racismo no
esporte mais popular do mundo
Texto 3 - Espanha propões lei para combater o racismo no
esporte
Texto 4 -Torcida entoa gritos racistas na Espanha


Veja o TRABALHO que propusemos aos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Ao final divulgaremos, aqui, alguns desses trabalhos.

Um comentário:

Unknown disse...

Fantástica a iniciativa.Ao contrário do que se faz no Curso de Direito do Izabela , onde os trabalhos podem ser pura e simplesmente extraidos de sites e publicações , um EAD dessa natureza pode sim ajudar muito.